O projeto-piloto de bicicletas elétricas partilhadas lançado há 15 dias pela Câmara de Castelo Branco já tem 1.300 inscritos na plataforma e evitou o lançamento de mais de 400 quilos de CO2 para a atmosfera.
“O balanço do Binas tem sido um sucesso. Temos mais de 1.300 inscritos na plataforma, mais de três mil quilómetros percorridos e mais de mil trajetos realizados”, divulgou hoje o vice-presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Hélder Henriques.
O projeto-piloto Binas foi lançado no dia 03, em Castelo Branco disponibilizando 40 bicicletas elétricas partilhadas e oito estações de carregamento, instalados em zonas turísticas e culturais da cidade.
O Binas envolve um investimento total da ordem dos 300 mil euros e estende-se também à segunda maior freguesia do concelho, Alcains, com quatro bicicletas elétricas partilhadas e uma doca de estacionamento e de carregamento situado no centro da vila.
O autarca apelou novamente “à boa utilização das bicicletas” de modo a preservar-se um património que é público e que está ao dispor de todos e adiantou que já existem utilizadores bloqueados na plataforma “fruto da utilização abusiva” das bicicletas.
Hélder Henriques relembrou que existe um Regulamento Municipal do Sistema de Utilização Partilhada de Bicicleta que deve ser consultado e que prevê contraordenações puníveis com coimas que vão dos 100 aos 2.250 euros.
Já em relação ao programa de apoio à aquisição de bicicletas lançado pelo município de Castelo Branco, o autarca referiu que, até ao momento, já foi financiada a aquisição de 1.072 bicicletas.
Este programa apoia a aquisição de bicicletas para uso pessoal dos beneficiários, visando fomentar a utilização da bicicleta como meio de transporte quotidiano no concelho de Castelo Branco.