Quarta-feira, Outubro 9, 2024

Fim das portagens em dez autoestradas a partir de 1 de janeiro de 2025, incluindo a A23, que serve diretamente os territórios do Interior

A partir de 1 de janeiro de 2025, as portagens serão eliminadas em dez troços de autoestradas em Portugal, numa medida que terá um custo estimado de 157 milhões de euros em 2025 e que poderá atingir 1,5 mil milhões de euros até ao final das concessões.

Entre as autoestradas abrangidas, destaca-se a A23 – Beira Interior, uma via crucial para os territórios do Interior do país, atravessando os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém. Esta autoestrada liga Torres Novas à Guarda, servindo diretamente várias cidades e localidades da região, e é uma via essencial para o desenvolvimento económico e social destas áreas, que têm sido historicamente afetadas pela desertificação e falta de investimento.

Além da A23, outras autoestradas incluídas na eliminação de portagens são:

A4 – Transmontana, entre Vila Real e Quintanilha, incluindo o Túnel do Marão;
A13 – Pinhal Interior, que liga Coimbra à Marateca, e A13-1, também conhecida como Radial de Coimbra;
A22 – Via do Infante, entre Lagos e Castro Marim;
A24 – Interior Norte, entre Viseu e Chaves;
A25 – Beiras Litoral e Alta, entre Gafanha da Nazaré e Vilar Formoso;
A28 – Minho, nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

Esta medida visa não só aliviar os custos para os utilizadores, mas também potenciar o desenvolvimento regional, especialmente nos territórios do Interior, como os servidos pela A23, facilitando o acesso e a mobilidade sem encargos de portagem.

Fim das portagens em dez autoestradas a partir de 1 de janeiro de 2025, incluindo a A23, que serve diretamente os territórios do Interior

A partir de 1 de janeiro de 2025, as portagens serão eliminadas em dez troços de autoestradas em Portugal, numa medida que terá um custo estimado de 157 milhões de euros em 2025 e que poderá atingir 1,5 mil milhões de euros até ao final das concessões.

Entre as autoestradas abrangidas, destaca-se a A23 – Beira Interior, uma via crucial para os territórios do Interior do país, atravessando os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém. Esta autoestrada liga Torres Novas à Guarda, servindo diretamente várias cidades e localidades da região, e é uma via essencial para o desenvolvimento económico e social destas áreas, que têm sido historicamente afetadas pela desertificação e falta de investimento.

Além da A23, outras autoestradas incluídas na eliminação de portagens são:

A4 – Transmontana, entre Vila Real e Quintanilha, incluindo o Túnel do Marão;
A13 – Pinhal Interior, que liga Coimbra à Marateca, e A13-1, também conhecida como Radial de Coimbra;
A22 – Via do Infante, entre Lagos e Castro Marim;
A24 – Interior Norte, entre Viseu e Chaves;
A25 – Beiras Litoral e Alta, entre Gafanha da Nazaré e Vilar Formoso;
A28 – Minho, nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

Esta medida visa não só aliviar os custos para os utilizadores, mas também potenciar o desenvolvimento regional, especialmente nos territórios do Interior, como os servidos pela A23, facilitando o acesso e a mobilidade sem encargos de portagem.

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