Hoje, mais de 30 concelhos distribuídos pelos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco e Bragança encontram-se em risco máximo de incêndio florestal, num dia que promete aguaceiros e descida de temperatura, especialmente no norte do país.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), além dos concelhos em risco máximo, muitas outras regiões do território continental estão também classificadas com níveis de perigo elevado e muito elevado de incêndio.
As condições meteorológicas previstas para hoje incluem céu geralmente nublado, com possibilidade de chuva na região norte, além de uma descida acentuada das temperaturas, sobretudo nas máximas. No litoral oeste, espera-se ainda uma redução da intensidade do vento.
As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 7ºC em Bragança e os 17ºC em Faro, enquanto as máximas irão variar entre os 18ºC no Porto e Viana do Castelo e os 28ºC em Faro.
O IPMA sublinha que o risco de incêndio deverá manter-se elevado em vários distritos até, pelo menos, terça-feira. Este índice de risco é calculado com base em variáveis como a temperatura, humidade relativa, velocidade do vento e a precipitação registada nas últimas 24 horas.