O Governo anunciou a requalificação da Estrada Nacional 233, que liga a Guarda ao Sabugal, uma intervenção que promete melhorar significativamente as condições de circulação e segurança rodoviária nesta importante via. O projeto, aprovado recentemente em Conselho de Ministros, abrange a requalificação urbana em zonas chave das localidades de Santana d’Azinha, Adão e Pêga, no concelho da Guarda, e de Vale Mourico e a via de acesso ao Sabugal.
A intervenção visa não só melhorar a segurança e fluidez do tráfego, mas também reduzir a sinistralidade nas zonas mais críticas da estrada. O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, expressou satisfação com o anúncio, destacando que a obra permitirá eliminar algumas curvas perigosas e melhorar o traçado da estrada, especialmente nas localidades mais pequenas, proporcionando mais segurança e conforto para os moradores e automobilistas.
O investimento total previsto é de cerca de 15 milhões de euros, com a obra já numa fase adiantada e prevista para conclusão ainda este ano. Sérgio Costa também destacou que essa melhoria aproximará a população do Sabugal e das aldeias à sede do distrito, além de facilitar o acesso a duas autoestradas importantes da região.
Do lado do Sabugal, o presidente da Câmara, Vítor Proença, também se mostrou otimista, considerando a requalificação uma medida vantajosa para os dois concelhos. Proença reforçou que o valor inicialmente estipulado para a obra foi reforçado, permitindo a sua execução com maior amplitude. Para ele, a melhoria da estrada também tem um impacto direto no desenvolvimento económico, encurtando a distância entre o parque empresarial do Sabugal e o futuro Porto Seco da Guarda, além de aproximar a cidade raiana de importantes eixos rodoviários.
Com o projeto já em andamento, as autarquias envolvidas estão a concluir as etapas necessárias para que o concurso para a execução da obra aconteça em 2026.
Foto: Municipio da Guarda
Texto – Beatriz Tavares