No âmbito do “Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado à Comparticipação das Despesas de Sanidade Animal Obrigatória de Bovinos, Ovinos e Caprinos”, implementado pelo Município do Fundão, estão a decorrer as candidaturas a apoio financeiro para produtores pecuários do concelho.
O prazo para apresentação das candidaturas termina no próximo dia 30 de junho de 2025.
Reconhecendo a forte vocação rural do concelho e a importância da atividade pecuária para a economia local, a autarquia criou este apoio para ajudar a garantir a qualidade do produto final e as condições de trabalho adequadas aos produtores.
Perante o aumento dos custos de produção e os encargos obrigatórios com ações de profilaxia médica animal, o município decidiu comparticipar 50% das despesas anuais com o controlo de saúde animal e vacinação obrigatória. Os produtores que detêm raças autóctones, devidamente registadas no respetivo livro genealógico, beneficiarão ainda de uma majoração de 20%.
Os interessados podem consultar o edital n.º 1632/2022, de 7 de novembro de 2022, onde constam as condições gerais de acesso a estas comparticipações financeiras a fundo perdido.
As candidaturas devem ser formalizadas junto do Gabinete de Agricultura e Desenvolvimento Rural, no horário das 9h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, através do e-mail gadr@cm-fundao.pt ou pelo telefone 275 779 060 (chamada para a rede fixa nacional).