A Galeria António Lopes, na Covilhã, recebe a partir da próxima quinta-feira, 7 de agosto, a exposição itinerante “Portugal Cerâmico”. A mostra, que reúne 23 peças representativas de vários territórios nacionais, esteve patente em junho no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e tem como objetivo valorizar e promover a diversidade do património cerâmico português.
Organizada pela Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), a exposição leva os visitantes a uma viagem pelo país através de um conjunto de peças que simbolizam 31 cidades e vilas reconhecidas pela sua forte ligação a esta arte. A iniciativa visa preservar a expressão artesanal, industrial e artística da cerâmica, fortalecendo as denominações de origem e vincando a importância de um setor que coloca Portugal como o segundo maior produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa.
A mostra, que irá percorrer o país, reflete a variedade de formas e técnicas que se exprimem em todo o território nacional, desde o barro para olaria até à faiança, grés e porcelana, e que hoje se manifestam também em áreas como a criação artística e o design.
A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica, responsável pela exposição, foi criada em 2018 para congregar e fortalecer os principais centros de produção sustentável de cerâmica em Portugal, seguindo o exemplo de outros países com grande tradição na área, como Itália, Espanha e França.
A exposição “Portugal Cerâmico” estará patente ao público na Galeria António Lopes até ao dia 28 de setembro.