A cidade da Guarda prepara-se para acolher a segunda edição do Guarda Music Festival, uma iniciativa que, entre os dias 15 e 23 de agosto, irá encher de música vários locais da cidade e da região. O evento, de organização conjunta entre o Município da Guarda e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, destaca-se por oferecer um programa de concertos com entrada gratuita e por integrar um relevante acampamento de verão para jovens músicos.
No coração do festival está a 5ª edição do Estrela Music Summer Camp, que reunirá cerca de 220 participantes. Este número inclui 120 jovens músicos de todo o país, 50 elementos da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, cerca de 30 alunos da Guarda e um corpo de 20 professores e artistas, tanto nacionais como internacionais. Esta componente formativa culmina na apresentação do trabalho desenvolvido em vários concertos abertos ao público.
O programa de atuações é vasto e diversificado. O festival arranca na sexta-feira, dia 15, com a receção aos participantes na Câmara Municipal, ao som do Trio D’Ouro. Nos dias seguintes, a Igreja da Misericórdia será o palco principal para recitais e música de câmara, recebendo artistas como o Brodsky Trio (dia 16).
Os espetáculos de maior dimensão terão lugar no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), que acolherá a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa no dia 20 e o concerto de encerramento com a Orquestra do Estrela Music Summer Camp (EMSC) no dia 23. O festival estende-se ainda ao Anfiteatro da Biblioteca Municipal, com uma noite dedicada a metais e canção pop (dia 21), e chega até Manteigas, com um concerto da Orquestra EMSC no dia 22.
A iniciativa conta com o apoio principal do BPI e da Fundação “la Caixa”.