Centenas de operacionais combatem, ao final da tarde deste domingo, diversos incêndios nos distritos da Guarda e de Castelo Branco, com as situações mais gravosas a concentrarem-se nos concelhos de Trancoso e Sabugal. No distrito vizinho, um novo incêndio deflagrou no Fundão, mas encontra-se já em fase de resolução.
No distrito da Guarda, a situação mais complexa regista-se no incêndio de Trancoso, na zona de Freches e Torres, que lavra desde o dia 9 de agosto e mobiliza 395 operacionais, apoiados por 128 viaturas. Também no Sabugal, um fogo que deflagrou na sexta-feira, dia 15, na União das Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António, continua “Em Curso”, com 273 bombeiros, 76 veículos e 3 meios aéreos no terreno. Um terceiro incêndio, no concelho da Guarda, em Pêra do Moço, conta com 157 operacionais e 58 viaturas.
Já no distrito de Castelo Branco, o foco mais recente localiza-se em Aldeia de Joanes, no concelho do Fundão. O alerta foi dado às 18h27 deste domingo e, no local, 26 operacionais e 8 viaturas combatem as chamas, com a ocorrência a estar já “Em Resolução”. Mantêm-se ainda em fase de “Vigilância” os incêndios de Penamacor, que deflagrou no sábado, e da Covilhã, ativo desde o dia 10, com um dispositivo mais reduzido a monitorizar possíveis reacendimentos.
Dados recolhidos ás 19:25 de 17-08-2025
Imagem ilustrativa