“Festa das Papas” na Boidobra muda de local e concentra celebração no dia 30 de agosto

A tradicional “Festa das Papas” da Boidobra, organizada pelo Rancho Folclórico local, vai realizar-se no próximo dia 30 de agosto com um novo formato e em novo local. Este ano, a XV edição do evento, sob o lema “Ao Cimo do Povo”, terá lugar no Jardim da Igreja, concentrando toda a celebração num único dia.

Apesar das alterações, a organização garante uma programação diversificada e atrativa, mantendo como protagonista a tradicional sobremesa da região, as papas de carolo. O programa tem início marcado para as 14 horas com a abertura oficial do recinto, que contará com barraquinhas de artesanato, animação e gastronomia.

A tarde será especialmente dedicada às famílias. Às 15 horas, o espaço infantil “Milholândia” irá promover oficinas para os mais novos, como a construção de maçarocas e espantalhos com materiais recicláveis, para além de jogos tradicionais e as inovadoras “Smoothie Bikes”, onde cada um poderá fazer o seu próprio batido a pedalar. Em simultâneo, os pais podem participar numa oficina de dança que une o passado e o presente, com ritmos que vão do folk ao zumba.

A programação continua às 18h30 com um “Show Cooking” dedicado às papas de carolo e pipocas, seguido de uma atuação das “Vozes do CAI” (Centro de Ativ’Idades da Covilhã) às 19 horas.

O jantar tradicional, servido a partir das 19h30, terá como prato principal porco no espeto, acompanhado por arroz na água de feijão. A organização informa que a senha para a refeição completa pode ser adquirida antecipadamente até ao dia 29 de agosto, habilitando os compradores ao sorteio de quatro prémios, incluindo um cabaz de licores e uma refeição num restaurante local. As senhas compradas no próprio dia não darão acesso ao sorteio.

A animação noturna fica a cargo do projeto “CANTA TU COMIGO” de Hugo Santos, às 22h30, seguindo-se mais animação musical à meia-noite e o sorteio do “Milho Dourado” às 00h30. O Rancho Folclórico da Boidobra convida toda a comunidade a juntar-se a esta celebração para “enriquecer o espírito da associação e da freguesia”.

0