Plano de Emergência Desativado na Covilhã com Apoio às Populações a Manter-se no Terreno

Foi desativado esta quarta-feira o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, que se encontrava em vigor desde o passado dia 15 de agosto. A decisão surge na sequência de ter sido dado como dominado o incêndio que deflagrou em Arganil e que atingiu o concelho da Covilhã.

Apesar da desativação do plano, a autarquia garante que manterá no terreno todos os meios necessários para continuar a prestar auxílio à população afetada, assegurando a continuidade do apoio que tem sido prestado desde o início do fogo. Ao longo dos últimos dias, o município mobilizou diversas equipas e recursos, tanto no combate direto ao incêndio como no apoio logístico e social.

Entre as várias medidas implementadas, destacam-se a disponibilização de um veículo de abastecimento de combustível 24 horas por dia no teatro de operações, o uso de máquinas de rasto, e a presença contínua de equipas do Serviço Municipal de Proteção Civil para levantamento de necessidades. A articulação permanente com as Juntas de Freguesia foi crucial para a implementação de medidas preventivas, como o confinamento de aldeias e a ativação do programa “Aldeia Segura Pessoas Seguras”.

No âmbito do apoio social, foram criadas duas Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP), na Barroca e em Vales do Rio, que acolheram um total de 36 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. A empresa municipal Águas da Covilhã também esteve permanentemente no terreno para garantir o abastecimento e o rápido restabelecimento da rede de água.

O município sublinha que o esforço de combate e apoio envolveu uma vasta rede de populares, entidades locais, sapadores florestais, empresas e as Juntas de Freguesia, num “exemplo de entreajuda admirável”.

Com o foco agora na fase de recuperação, equipas de apoio social e psicológico já se encontram no terreno. A autarquia está a articular com as juntas de freguesia o levantamento dos prejuízos, a constituir uma equipa para ajudar na formalização de candidaturas a apoios e a dar resposta urgente à necessidade de alimentação para animais. O Município da Covilhã reitera o seu agradecimento a todos os envolvidos pelo seu empenho e reitera que se manterá ao lado das populações.

Foto – Município da Covilhã

0