Sortelha Viaja até ao Século XIV com o Regresso do “Muralhas com História”

A Aldeia Histórica de Sortelha prepara-se para recuar 700 anos no tempo com a XIII edição do evento “Muralhas com História”, que decorre entre esta sexta-feira, dia 19, e domingo, 21 de setembro. Este ano, a recriação histórica transportará os visitantes até ao reinado de D. Afonso IV, O Bravo, que subiu ao trono em 1325.

Durante três dias, o burgo medieval será o palco da afirmação do poder régio e do reforço militar que caracterizaram aquela época, um período em que fortalezas como a de Sortelha se assumiram como elementos essenciais na defesa e administração do reino. A organização promete que “em nenhum sítio se sentirão tão transportados para a Idade Média” como dentro das muralhas da aldeia.

Para garantir uma imersão completa no quotidiano medieval, o programa inclui um mercado da época, um acampamento militar, demonstrações de ofícios e vivências, espetáculos de cetraria, e a presença de animais da quinta. A animação será contínua, com ritmos medievais, artes circenses, jogos, animação infantil e os aguardados torneios de armas a pé e a cavalo, onde os cavaleiros demonstrarão a sua audácia.

O “Muralhas com História” afirma-se não só como um evento cultural e turístico de grande expressividade, mas também como um projeto estratégico de valorização e promoção do património e do território, dando vida às pedras seculares da aldeia.

O acesso ao recinto é feito através de uma pulseira com o custo de 2 euros, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 12 anos, desde que acompanhadas por um adulto. A iniciativa é uma organização do Município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, a Junta de Freguesia de Sortelha e associações locais, contando com o financiamento do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal.

0