O festival Fatela Sónica está de regresso à localidade da Fatela, no Fundão, para a sua quinta edição, que decorre entre 26 e 28 de setembro. Com uma “alma intrépida, desalinhada e combativa”, o evento, que já habituou o público a juntar várias gerações, promete três dias de música punk e alarga a sua programação à cultura, com uma forte aposta no cinema.
O cartaz musical conta com dezenas de bandas e DJs nacionais e internacionais. Nomes como 98 AXE, Belial, Skarface, Patada 87 e Crise estão entre os confirmados, a par de uma seleção de DJs que inclui a britânica Rhoda Dakar, Ricardo Beja e Os Selektors, garantindo a animação no Salão do Anjo da Guarda.
Uma das grandes novidades deste ano é a colaboração com o Cineclube Gardunha. Na véspera do arranque oficial, quinta-feira, 25 de setembro, será exibido o documentário “Fantasma Lusitano”, sobre a figura incontornável do punk nacional, Jorge Bruto, seguido de uma conversa com o próprio e com os realizadores. Durante a tarde do mesmo dia, a obra de Jorge Bruto volta a estar em destaque com a leitura do seu livro infanto-juvenil, “A Princesa Klara”. Já no sábado, dia 27, a sétima arte regressa com a projeção do clássico “Emigrante”, de Charlie Chaplin, que será musicado ao vivo pelo coletivo Profound Whatever.
Para além da música e do cinema, o recinto contará com o “Sonica’s Street Market”, uma zona de comércio, e diversas propostas gastronómicas.
Os bilhetes para o festival já se encontram à venda online. Mais informações podem ser consultadas nas páginas de Facebook e Instagram do Fatela Sónica ou através do e-mail oficial do evento.