O Município da Guarda associou-se a uma campanha nacional de sensibilização para o cancro do intestino, promovida pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) com o apoio da Europacolon Portugal. A iniciativa decorre no âmbito do Dia Nacional do Cancro do Intestino, que se assinala no próximo dia 30 de setembro.
Sob o lema “Seja pontual! Há atrasos que podem mudar a sua vida!”, a campanha foca-se na importância do rastreio e do diagnóstico precoce a partir dos 45 anos. O cancro do intestino é o mais comum do aparelho digestivo e representa a principal causa de morte por cancro em Portugal, sendo responsável, em média, pela morte de 11 portugueses todos os dias.
A organização alerta que esta é uma doença silenciosa nos seus estádios iniciais. Quando surgem sintomas como dor abdominal, sangue nas fezes ou perda de peso, o cancro pode já encontrar-se numa fase avançada. No entanto, quando detetado atempadamente, apresenta uma taxa de sobrevivência de 90% aos cinco anos após o diagnóstico.
A campanha reforça que a colonoscopia, realizada a tempo, pode salvar vidas ao permitir a identificação e remoção de pólipos intestinais que poderiam evoluir para um tumor maligno, contribuindo assim para a redução da incidência da doença.
