Uma equipa de especialistas do Serviço de Ortopedia da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCBEIRA) participará, entre os dias 14 e 26 de outubro, numa série de eventos de formação e numa missão médica em Angola, a convite da Sociedade Angolana de Ortopedia e Traumatologia (SAOT).
A delegação, composta pelos médicos ortopedistas António Figueiredo, Eduardo Salgado, Nádia Oliveira, António Jordão e pelo enfermeiro Sérgio Branco, marcará presença como conferencista no XIII Congresso Angolano de Ortopedia e Traumatologia, que se realiza de 16 a 18 de outubro na cidade do Cuíto, sob o tema “A Traumatologia em Angola: Realidades e Desafios”.
Nos dias 14 e 15 de outubro, em Luanda, os especialistas da Cova da Beira assumirão também o papel de formadores em cursos pré-congresso de elevada complexidade, nomeadamente sobre “Osteossíntese” e “Próteses da anca e do joelho”.
Após o congresso, entre 19 e 26 de outubro, o diretor do serviço, António Figueiredo, juntamente com António Jordão e o enfermeiro Sérgio Branco, liderará uma missão médica em Luanda. Integrada no programa “Excelência em Medicina” do Governo de Angola, a missão incluirá a realização de cirurgias na área da anca e ações de formação avançada para profissionais de saúde no Hospital Militar Principal.
Esta colaboração, segundo a ULSCBEIRA, reforça os laços científicos e institucionais entre Portugal e Angola, sublinhando o compromisso da unidade de saúde com a cooperação médica internacional e a partilha de conhecimento para a melhoria dos cuidados de saúde.
Foto – ULS Cova da Beira
