Os municípios do Fundão e de Viborg, na Dinamarca, estabeleceram uma parceria estratégica no âmbito do projeto europeu SoilTribes, com o objetivo de partilhar experiências e desenvolver soluções inovadoras para a proteção e regeneração dos solos.
Através do Programa de Geminação (Twinning Programme) do projeto, foram criadas delegações em ambas as cidades, compostas por representantes de áreas como as autarquias, investigação, setor empresarial e sociedade civil. Esta colaboração materializou-se em duas visitas de intercâmbio: em agosto, uma comitiva do Fundão deslocou-se a Viborg, e em setembro, foi a vez de o Fundão receber a delegação dinamarquesa.
Durante estes encontros, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos, debater ideias e partilhar boas práticas relacionadas com a sustentabilidade e saúde dos solos. Segundo a autarquia, as visitas permitiram “gerar novas ideias para reforçar a literacia do solo e desenvolver soluções sustentáveis adaptadas a cada território”.
Esta iniciativa de cooperação internacional reforça o posicionamento do Fundão como um território de inovação e sustentabilidade, alinhado com a missão da União Europeia “A Soil Deal for Europe”, que visa garantir a saúde dos solos até 2030.
Foto – Município do Fundão