A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCBEIRA) recuperou a Acreditação Internacional de Qualidade, atribuída pela Joint Commission International (JCI), uma das entidades acreditadoras mais prestigiadas e reconhecidas mundialmente no domínio da saúde.
Este resultado marca não só o regresso da ULSCBEIRA ao “restrito grupo de instituições de saúde portuguesas acreditadas pela JCI”, mas também a consolida com uma distinção única: é a primeira e, até ao momento, a única unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a integrar a dimensão de ensino e investigação científica do “Academic Medical Center Hospital Program”, o mais elevado nível de acreditação da JCI.
Com este reconhecimento, a ULSCBEIRA consolida-se como referência pública nacional na vertente de Centro Médico Académico. A nível nacional, partilha este patamar de excelência internacional apenas com o Hospital da Luz Lisboa, unidade privada igualmente reconhecida nesta categoria.
O exigente processo de avaliação internacional analisou mais de 1300 parâmetros, focados nos padrões centrados no doente, na gestão da organização e nos padrões específicos de Centro Médico Académico. Os auditores da JCI confirmaram o “cumprimento rigoroso das normas internacionais de qualidade”, destacando as boas práticas na prestação de cuidados, na investigação e ensino, e na gestão organizacional.
A acreditação, agora válida até setembro de 2028, surge num contexto desafiante, marcado pela recente transição da instituição de Centro Hospitalar para Unidade Local de Saúde, e resulta, segundo a ULS, “de um trabalho coletivo, alicerçado na cooperação, no profissionalismo e na dedicação de todos os seus colaboradores”.
Para João Marques Gomes, Presidente da ULSCBEIRA, “esta acreditação representa apenas o primeiro passo de um caminho contínuo rumo à excelência”. O responsável considera que “o selo da JCI representa os ‘mínimos olímpicos’ do patamar de exigência, que nos inspira a fazer sempre mais e melhor”.
Foto – ULS Cova da Beira