A exposição “Design Encaixa” está patente na Praça do Município, na Covilhã, e pode ser visitada até à próxima sexta-feira. A mostra apresenta os resultados de desafios criativos lançados a alunos, professores e empresas, focados no design regenerativo e em soluções relacionadas com os incêndios.
A iniciativa, com curadoria do designer covilhanense Vasco Pinho, une escolas locais, cursos de Design e Moda da Universidade da Beira Interior e empresas para a produção de soluções inovadoras.
Entre os projetos expostos destacam-se o “Chama Ajuda”, uma aplicação móvel para alertar a Proteção Civil, e o “Estrela Segura”, focado em sinalética preventiva e sustentável. São também apresentados o “BioRefúgio”, um abrigo temporário para situações de catástrofe, o “Apicover” para proteção de colmeias, e o “Fire Save”, um kit físico de prevenção e resposta a incêndios.
A área da Moda está representada por alunos da UBI, que reinterpretaram peças de vestuário em parceria com empresas têxteis, focando-se na sustentabilidade e no upcycling.
A exposição conta ainda com contribuições das Cidades Criativas da UNESCO de Castelo Branco, Caldas da Rainha e Leiria, que apresentam peças representativas das suas áreas, como o bordado em burel, a cerâmica e a produção de vinil. Destaque ainda para a cadeira “LOOM”, uma peça da TECNAT E MODATEX inspirada na herança têxtil da Covilhã.
Foto – Município da Covilhã