Guarda celebra 826º aniversário com nove dias de comemorações

A cidade da Guarda comemora o seu 826º aniversário com um vasto conjunto de iniciativas que decorrem entre 20 e 29 de novembro. As celebrações assinalam a atribuição do foral à cidade pelo rei D. Sancho I, em 1199.

O Município da Guarda preparou um programa que inclui a entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2025, atribuído este ano ao cardeal José Tolentino de Mendonça. Destaca-se ainda a assinatura de um protocolo com a Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) para a construção do Centro Nacional de Treino desta unidade, na Arrifana.

O dia principal das comemorações é 27 de novembro, que começa às 9h15 com a Alvorada. Segue-se, às 9h30, a homenagem ao Rei D. Sancho I, na Praça Luís de Camões, e o Hastear da Bandeira na Praça do Município, às 10h30. A Sessão Solene Comemorativa terá lugar às 10h40.

Durante a tarde do dia 27, serão inauguradas diversas obras de requalificação e pavimentação na cidade e no concelho.

As comemorações do dia principal encerram às 21h30, no Auditório do TMG, com um concerto comemorativo que junta em palco a banda Quinta do Bill e a Banda Filarmónica de Famalicão da Serra.

0