A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCBEIRA) e as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPIs) da região formalizaram um protocolo histórico que promete revolucionar a assistência aos utentes institucionalizados. O acordo, assinado no dia 27 de novembro, estabelece uma cooperação estreita entre os setores da saúde e social.
A principal medida deste novo modelo é a criação de uma linha telefónica direta e exclusiva. Através deste canal, as instituições podem contactar, no momento, um médico especialista de Medicina Interna do hospital. Esta ligação permite obter respostas clínicas rápidas, podendo o médico resolver a situação remotamente ou agendar, de imediato, uma consulta presencial ou ativar a Hospitalização Domiciliária.
O protocolo visa reduzir deslocações evitáveis ao hospital e garantir que todo o historial clínico do utente é partilhado e monitorizado em tempo real. Contudo, a ULS ressalva que emergências graves, como fraturas ou enfartes, devem continuar a seguir diretamente para o Serviço de Urgência. Com esta parceria, a região dá um passo em frente na humanização e eficácia dos cuidados prestados à população sénior.
Foto – ULS Cova da Beira
