O escritor e investigador Covilhanense João Morgado foi nomeado para o Dublin Literary Award 2026, uma das mais prestigiadas distinções literárias internacionais. A nomeação surge graças à edição em língua inglesa do seu romance biográfico “Dust in the Gale – The turbulent life of Vasco da Gama”, publicado nos Estados Unidos.
Esta é a primeira nomeação internacional do autor, que vê assim a sua obra, originalmente intitulada “Índias”, integrar um leque restrito de 69 títulos selecionados por 80 bibliotecas de 36 países. O Dublin Literary Award é reconhecido como o prémio literário mais valioso do mundo para uma obra de ficção individual, com um valor pecuniário de 100 mil euros.
O livro conta com tradução de José Godinho e teve o apoio do Instituto Camões e da Volf Entertainment. Reagindo à nomeação, João Morgado afirmou ser uma “honra extraordinária” ver o seu trabalho sobre Vasco da Gama “atravessar oceanos”, sublinhando a importância deste reconhecimento para a projeção da história e cultura portuguesas.
Com 60 anos e nove prémios literários nacionais no currículo, o autor aguarda agora as próximas fases do concurso. A “longlist” será anunciada a 17 de fevereiro de 2026, seguida da lista de finalistas em abril, sendo o vencedor conhecido a 21 de maio, durante o Festival Internacional de Literatura de Dublin.
