Sismo de magnitude 4,5 sentido no Centro de Portugal e em zonas de Espanha

Um sismo de magnitude estimada de 4,5 foi sentido na madrugada deste sábado em várias regiões do Centro de Portugal, tendo também sido percecionado em algumas zonas de Espanha.

De acordo com a informação preliminar disponível, o abalo ocorreu pelas 00h38 e teve epicentro a cerca de 15 quilómetros de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu. O fenómeno foi inicialmente assinalado pelo sistema Android Earthquake Alerts, que indica uma área alargada de perceção do sismo.

Até ao momento, não há registo de danos materiais nem de vítimas associados a este evento sísmico. Fonte da Proteção Civil confirmou que não foram recebidas ocorrências relacionadas com o abalo nas primeiras horas após o sismo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), entidade oficial responsável pelo registo e validação da atividade sísmica em Portugal, poderá atualizar nas próximas horas os dados relativos à magnitude, localização exata e profundidade do sismo, uma vez que os primeiros valores divulgados são sempre provisórios.

A região em causa insere-se numa zona de sismicidade moderada, onde, embora pouco frequentes, podem ocorrer abalos sentidos pela população. As autoridades recordam que, em caso de novos sismos, devem ser adotados comportamentos de autoproteção, como procurar abrigo em locais seguros e afastar-se de estruturas que possam cair.

A população é aconselhada a acompanhar a evolução da situação através de fontes oficiais, nomeadamente o IPMA e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

0