O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às primeiras horas de sábado o aviso laranja para seis distritos do norte e centro de Portugal continental, devido à previsão de forte agitação marítima.
De acordo com um novo comunicado do IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria vão permanecer sob aviso laranja até às 03h00 de sábado. Para este período, estão previstas ondas de noroeste com alturas significativas entre os cinco e os 5,5 metros, podendo a altura máxima atingir os dez metros.
Em função do estado do mar, o IPMA colocou ainda sob aviso amarelo os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa e Beja, aviso que se prolonga até às 07h00 de sábado.
A agitação marítima já levou ao encerramento de várias barras marítimas. Segundo a Autoridade Marítima Nacional, encontram-se hoje fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz, Nazaré e Cascais. As barras de Aveiro e de Viana do Castelo estão igualmente condicionadas, estando interditas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 12 metros, respetivamente.
Para além do estado do mar, o IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, entre as 17h00 e as 21h00 de sexta-feira.
No arquipélago da Madeira, a costa norte da ilha e o Porto Santo vão igualmente estar sob aviso amarelo entre as 15h00 de sexta-feira e as 07h00 de sábado, devido à previsão de agitação marítima, com ondas de noroeste entre os quatro e os 4,5 metros.
O aviso laranja é emitido sempre que se prevê uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo indica condições que representam risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.