As Beiras receberam dois fins de semana consecutivos com iniciativas natalícias integradas no “Natal nos Carris”, um programa que procura valorizar o território e promover o turismo de época ao longo das linhas ferroviárias da Beira Baixa e da Beira Alta.
As atividades arrancaram no sábado, 13 de dezembro, com a inauguração da “Estação Natal” da Benespera. No domingo, 14 de dezembro, a Benespera e a Guarda acolheram momentos musicais que antecederam um Concerto de Natal na Igreja Matriz da Benespera, pelo Conservatório da Guarda. No mesmo dia, foi também assinalado o início da “Estação Natal” do Tortosendo.
No fim de semana seguinte, sábado e domingo, 20 e 21 de dezembro, o programa voltou a destacar-se com animação e a chegada do Pai Natal de comboio, primeiro ao Tortosendo e depois a Celorico da Beira, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Forno Telheiro.
A organização sublinha o forte envolvimento comunitário e adianta que a iniciativa “Estação Natal” continua até sábado, 10 de janeiro de 2026, nas estações da Benespera e do Tortosendo, com espaços decorados integrados num circuito festivo, que incentiva a mobilidade sustentável e reforça a identidade local.
O “Natal nos Carris” é promovido pela Associação Move Beiras, com o envolvimento e apoio de autarquias, instituições locais e entidades como a Infraestruturas de Portugal e a CP, numa lógica de cooperação regional e de valorização do caminho-de-ferro como fator de união e desenvolvimento.
