A ULS da Cova da Beira promoveu, na segunda-feira, 5 de janeiro, a sessão de boas-vindas aos novos médicos internos de Formação Geral e de Formação Especializada, bem como aos farmacêuticos residentes, no âmbito do acolhimento para o início das colocações de 2026.
No total, foram recebidos 49 médicos internos, dos quais 36 de Formação Geral. A Formação Especializada Hospitalar integra nove internos, distribuídos pelas áreas de Cirurgia, Gastrenterologia, Medicina Interna, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia. A ULS acolheu ainda quatro internos de Formação Especializada em Medicina Geral e Familiar.
A estes juntaram-se três farmacêuticos residentes, que irão desenvolver formação nas áreas de Farmácia Hospitalar e Análises Clínicas.
A sessão realizou-se no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã e contou com a intervenção da diretora do Internato Médico Hospitalar, professora doutora Arminda Jorge, que apresentou as orientações e procedimentos do internato, a estrutura das equipas, o plano formativo e as formações programadas. Os farmacêuticos residentes foram igualmente acolhidos, com intervenção da dra. Paula Gouveia, que sublinhou a importância desta área para a qualidade e segurança dos cuidados prestados.
Marcaram presença as diretoras clínicas da ULS da Cova da Beira, dra. Rosa Ballesteros, na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, e dra. Filipa Quinteiros Pinto, nos Cuidados de Saúde Primários, a vogal executiva do Conselho de Administração, dra. Sandra Duarte, e o presidente do Centro Académico Clínico das Beiras, professor doutor Miguel Castelo Branco, entre outros responsáveis e representantes de serviços.
A iniciativa incluiu ainda a transmissão em direto da cerimónia nacional de acolhimento dos novos internos, realizada a partir da ULS de Braga.
Foto – ULS Cova da Beira
