Concurso “Natal no Comércio Tradicional” premia consumidores na Sertã

O concurso “Natal no Comércio Tradicional”, integrado na iniciativa “Sertã Espírito de Natal”, chegou ao fim esta quarta-feira, dia 7 de janeiro, com a extração dos 50 vencedores do sorteio, realizada na Casa da Cultura da Sertã, e a divulgação dos prémios para o “Melhor Presépio de Natal”.

Este ano, o concurso registou um aumento significativo de participação, com 40 mil cupões distribuídos por mais de 140 lojas do concelho, representando um volume de negócios superior a 800 mil euros, segundo Samuel Xavier, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência.

A iniciativa, promovida em parceria com a Associação de Produtores do Concelho da Sertã (AProSer), visa valorizar o comércio tradicional local, beneficiando consumidores, comerciantes e a economia do concelho. Joana Pereira, da AProSer, destacou que a campanha traz “vitalidade ao tecido empresarial e à economia local” e promove os produtos e serviços da região.

Para participar, os consumidores entregavam um cupão por cada compra igual ou superior a 20€ numa loja aderente. O programa atraiu ainda participantes de concelhos vizinhos, fortalecendo a coesão territorial do concelho da Sertã.

Além do comércio tradicional, também foram premiados os vencedores do concurso “Presépios de Natal”, que envolveu várias associações do concelho. Os seis primeiros classificados foram:

  1. Filarmónica União Sertaginense
  2. Associação Cultural, Recreativa e Social Nª Sra. Da Piedade – Cabeçudo
  3. ADOC – Associação Desportiva, Recreativa, Cultural e Social do Outeiro da Lagoa
  4. Centro de Assistência Social da Freguesia do Troviscal
  5. Centro de Apoio à 3ª Idade de Santa Ana – Cumeada
  6. Centro Social Nossa Senhora da Assunção – Castelo

O sorteio dos 50 vencedores do comércio tradicional contou com a presença de Samuel Xavier, Joana Pereira e dois agentes da GNR. Os prémios variaram entre 1 e 15 vouchers de 25€, distribuídos por lojas locais, como Paulino & Irmão, Carnes Simões, Textilar, A.C. Ingrês, entre outras.

A autarquia destaca que tanto o concurso do comércio como o dos presépios reforçam a economia local e envolvem toda a comunidade, garantindo a continuidade destas iniciativas já para dezembro deste ano.

0