Mutualista da Covilhã distinguida com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2025

A Mutualista da Covilhã foi distinguida pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, CASES, com o Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2025, na categoria Inovação e Sustentabilidade, graças ao projeto MentALdeias, apoio psicossocial pós incêndios. Os resultados foram divulgados no site institucional da CASES.

É a primeira vez que a Mutualista da Covilhã recebe este galardão nacional, que reconhece anualmente projetos com impacto relevante na área da Economia Social.

Executado ao longo de 12 meses, o MentALdeias atuou em seis aldeias do concelho da Covilhã fortemente afetadas pelos incêndios de agosto de 2022 na Serra da Estrela, Verdelhos, Sarzedo, Atalaia, Orjais, Aldeia do Souto e Vale Formoso. A iniciativa contou com uma equipa multidisciplinar que dinamizou consultas de psicologia, sessões de apoio psicossocial, atividade física, animação sociocultural, entre outras ações.

O presidente da Mutualista da Covilhã, Nelson Silva, afirma que “é uma enorme honra sermos distinguidos com este Prémio” e sublinha o simbolismo de a distinção reconhecer um projeto criado para apoiar pessoas e aldeias da Serra após a catástrofe de 2022. O responsável acrescenta que a instituição partilha o prémio com todas as pessoas e entidades parceiras envolvidas no projeto.

Foram parceiros as Juntas de Freguesia de Orjais, Teixoso, Sarzedo, Vale Formoso e Aldeia do Souto, Verdelhos, o Centro de Apoio a Idosas do Sarzedo e o Grupo Desportivo e Recreativo Estrelas da Atalaia.

A Mutualista refere ainda que o MentALdeias impulsionou um novo projeto, VivAldeia, saúde, vida e comunidade, lançado no ano passado com financiamento do Portugal 2030, no âmbito das Parcerias para a Inovação Social. Com duração de três anos, cobre nove aldeias do concelho com atividades nas áreas da Saúde, Psicologia e Animação Sociocultural, contando com o Município da Covilhã como investidor social.

A instituição sublinha que esta distinção reforça o compromisso com um território mais justo e inclusivo. A Mutualista da Covilhã indica que este é o 25.º prémio nacional conquistado em pouco mais de uma década, em várias áreas de atuação, refletindo uma abordagem sustentada, humanista e próxima do território.

0