O Município de Seia e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) apresentaram, esta quarta-feira, o novo serviço de recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos, numa sessão realizada no auditório do Centro Escolar de Seia, que contou com a participação da comunidade escolar e de entidades parceiras do projeto.
A iniciativa reuniu alunos, professores e assistentes operacionais, bem como técnicos e colaboradores do Município de Seia, da AMRPB e da empresa PreZero. Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, e a vereadora do Ambiente, Teresa Pereira, destacaram o papel determinante das novas gerações na mudança de comportamentos ambientais, sublinhando a influência positiva que os alunos podem exercer junto das famílias e da comunidade.
Os autarcas referiram ainda que, à semelhança do contributo dado por gerações anteriores para a consolidação da reciclagem de resíduos de embalagem, cabe agora às gerações mais jovens assumir um papel ativo na separação dos biorresíduos, um novo fluxo com elevado potencial de valorização ambiental e económica.
Seguiu-se a intervenção do secretário executivo da AMRPB, José Portela, que apresentou os objetivos, o funcionamento e os benefícios ambientais do novo serviço de recolha seletiva, salientando o seu contributo para a sustentabilidade ambiental da região. Numa vertente mais prática e pedagógica, foi também apresentado aos alunos o composto orgânico resultante da valorização dos biorresíduos, explicando a sua utilização como fertilizante natural dos solos.
A sessão terminou com a entrega dos primeiros contentores de recolha de biorresíduos no refeitório do Centro Escolar de Seia e com a deposição simbólica dos primeiros biorresíduos produzidos naquela unidade.
No concelho de Seia, a recolha seletiva de biorresíduos irá abranger, numa primeira fase, o setor não doméstico, envolvendo cerca de 60 estabelecimentos. Está igualmente previsto um projeto-piloto no setor doméstico, a implementar na localidade de Quintela, que contará com aproximadamente 57 utilizadores.
Com a implementação deste serviço, o Município de Seia reforça a aposta na economia circular, na redução da quantidade de resíduos enviados para aterro e na promoção de um território mais sustentável e ambientalmente responsável.


