Sertã enfrenta desafios na reposição de energia e risco de cheias após intempéries

A Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã reuniu-se esta quinta-feira, 5 de fevereiro, para apresentar o ponto de situação no concelho face às recentes intempéries.

Relativamente ao fornecimento de energia elétrica, com o restabelecimento gradual das ligações à rede de média tensão, alguns geradores estão a ser deslocados para outras localidades, permitindo reduzir progressivamente os casos de ausência de energia. Segundo informação da E-Redes, às 8h00 desta manhã havia 2.085 clientes ainda afetados, com 178 dos 282 postos de transformação já energizados. Todos os meios nacionais da E-Redes estão no terreno, contando ainda com apoio de equipas provenientes de Espanha, estando previstos reforços da Irlanda e França.

No que respeita à circulação rodoviária, a Estrada Nacional 2 mantém-se cortada no troço entre a Barragem do Cabril e Pedrógão Pequeno, devido a trabalhos de limpeza e desobstrução da via.

A atividade operacional no terreno tem registado múltiplas ocorrências, com intervenções dificultadas pelo vento forte, que tem comprometido algumas reparações efetuadas nos dias anteriores.

Face à intensa precipitação, o caudal da Ribeira da Sertã (Ribeira Grande) está sob monitorização, sendo avaliadas a afluência de água proveniente de montante e a previsão de intensificação da chuva nos próximos dias. Mantém-se o risco de cheias e inundações, devido à possível subida rápida do caudal dos cursos de água.

0