Ígor Lopes distinguido em Londres e dedica prémio à fadista Maria Alcina

O jornalista e escritor Ígor Lopes, com percurso ligado à Covilhã, foi distinguido na 9.ª Gala As Notícias e RadioTV Lusa, realizada na sexta feira, 6 de fevereiro, no Restaurante Lusitânia, em Londres, numa cerimónia transmitida em livestream internacional.

O prémio foi atribuído na categoria Literatura e Divulgação da Língua Portuguesa Ano 2025, reconhecendo o trabalho desenvolvido na promoção da língua portuguesa e na ligação entre Portugal, Brasil, União Europeia e Mercosul, com foco nas comunidades portuguesas, luso brasileiras e lusófonas.

O troféu entregue ao jornalista tem a forma de uma guitarra portuguesa, motivo que levou Ígor Lopes a dedicar o galardão à fadista Maria Alcina, natural de Castro Daire e residente no Rio de Janeiro há mais de 70 anos, falecida recentemente. Ígor Lopes afirmou que dedicou o prémio à artista, de quem é biógrafo, sublinhando o trabalho de promoção da cultura portuguesa desenvolvido ao longo de décadas na América do Sul.

A organização da gala referiu que o evento nasceu para dar visibilidade ao trabalho de portugueses residentes no Reino Unido, destacando percursos de excelência. A cerimónia contou com a presença de várias entidades, incluindo o Embaixador de Portugal no Reino Unido, Nuno Brito, a Cônsul Geral de Portugal em Londres, Ana e Brito Maneira, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, e o deputado José Dias Fernandes, eleito pelo círculo da Europa.

A 9.ª edição da gala integrou 30 nomeações e 16 galardões, distribuídos por quatro blocos de prémios, com momentos musicais protagonizados por Sofia Escobar, Inês Fernandez e Madalena Alberto.

0