O Cine Teatro Avenida recebe na sexta feira, 20 de fevereiro, às 21h00, o concerto Coplas Escondidas, que junta a voz da argentina Sofia Rei e o contrabaixo do peruano Jorge Roeder, num formato totalmente acústico e de registo intimista.
Enraizado no repertório panamericano, o projeto resulta de uma colaboração artística com quase duas décadas entre dois músicos nomeados para os Prémios Grammy. O duo propõe uma viagem por temas menos conhecidos dessa tradição musical, cruzando estilos e geografias das Américas, com uma abordagem marcada pela linguagem do jazz.
O programa revisita composições de autores como Noel Rosa, Pixinguinha, Nicomedes Santa Cruz, Chabuca Granda e Thelonious Monk, com interpretações em espanhol, português e inglês. A proposta assume se como um trabalho singular, sem se fixar no folclore nem na vanguarda, e com uma leitura contemporânea das formas tradicionais da América Latina.
Sofia Rei, formada em canto clássico, tem percurso internacional e cinco álbuns em nome próprio, entre os quais Umbral, e colaborações com nomes como Marc Ribot, Bobby McFerrin, Maria Schneider e John Zorn. Jorge Roeder integrou ainda jovem as orquestras da Filarmónica e da Ópera de Lima, mudou se para os Estados Unidos em 2002 e desenvolveu carreira no jazz contemporâneo, com colaborações em vários projetos internacionais.
