A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira anunciou a criação do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado de Pediatria do Desenvolvimento em Portugal, uma estrutura vocacionada para a resposta clínica integrada a crianças e jovens com perturbações do neurodesenvolvimento.
O novo Centro vai abranger situações como Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, perturbações da linguagem, perturbações específicas da aprendizagem, atraso global do desenvolvimento e perturbação do desenvolvimento da coordenação.
Segundo a ULS, o CRI de Pediatria do Desenvolvimento assegura consultas médicas especializadas, avaliações multidisciplinares, intervenção terapêutica dirigida e articulação com estabelecimentos de ensino e entidades parceiras. Está também prevista a realização de consultas em horário pós laboral, com o objetivo de facilitar o acesso das famílias.
O acesso ao Centro será feito por referenciação médica, com base em critérios clínicos considerados rigorosos e alinhados com boas práticas nacionais e internacionais.
A ULS da Cova da Beira sublinha que este modelo organizativo e assistencial está alinhado com os princípios dos Cuidados de Saúde Baseados em Valor, privilegiando melhores resultados em saúde para a criança e a família, eficiência na utilização de recursos, integração de cuidados e melhoria contínua dos resultados clínicos e funcionais.
