A véspera de Natal será marcada por um agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental, com uma descida significativa das temperaturas, em particular da mínima, e a possibilidade de precipitação sob a forma de neve nas regiões de maior altitude.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta quarta-feira, 24 de dezembro, contará com períodos de céu muito nublado, prevendo-se uma diminuição da nebulosidade a partir da tarde. Até ao início desse período poderão ocorrer aguaceiros fracos e dispersos, que poderão assumir a forma de neve acima dos 800 a 1.000 metros de altitude.
Está igualmente prevista a formação de gelo ou geada, sobretudo nas regiões do interior, bem como vento por vezes forte nas terras altas. A temperatura mínima deverá registar uma descida generalizada, enquanto no sul do país se antevê também uma ligeira redução da temperatura máxima.
O distrito da Guarda deverá ser o mais frio do continente, com valores máximos a rondar os 6 graus e mínimas próximas de 1 grau. Já Aveiro deverá apresentar os valores mais elevados, com a temperatura máxima a atingir os 16 graus.
Evolução do tempo ao longo da semana
Segundo o IPMA, entre os dias 23 e 26 de dezembro o estado do tempo será influenciado pela interação entre um anticiclone localizado a sul do arquipélago dos Açores e uma região depressionária sobre a Península Ibérica, responsável pelo transporte de uma massa de ar frio.
Para quarta e quinta-feira está prevista a ocorrência de aguaceiros, que poderão ser de neve acima dos 1.100 a 1.300 metros de altitude, com a cota a subir temporariamente para os pontos mais altos da Serra da Estrela no dia 24 e a descer novamente para os 800 a 1.000 metros no final da tarde de dia 25.
A partir da noite de consoada, prevê-se uma descida gradual das temperaturas, com valores máximos inferiores a 13 graus em todo o território continental. As temperaturas mínimas deverão situar-se, de um modo geral, abaixo dos 5 graus, podendo descer abaixo de zero no interior Norte e Centro.
Recomendações de saúde face ao frio
Perante o agravamento das condições meteorológicas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para os cuidados a ter durante os períodos de frio, sublinhando o aumento do risco de agravamento de doenças crónicas.
Entre as recomendações estão a utilização de vestuário adequado, preferencialmente em camadas, a proteção das extremidades com gorro, luvas e meias quentes, e o uso de calçado antiderrapante para prevenir quedas. É ainda aconselhado evitar mudanças bruscas de temperatura, manter a pele hidratada, ingerir líquidos e bebidas quentes e privilegiar refeições quentes, como sopas.
A DGS desaconselha o consumo de bebidas alcoólicas, por criarem uma falsa sensação de calor e aumentarem o risco de hipotermia. Em casa, recomenda-se evitar longos períodos de imobilidade, realizar refeições mais frequentes e aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas e hortícolas, reduzindo a ingestão de alimentos fritos ou com elevado teor de gordura e açúcar.