As Aldeias Históricas de Portugal foram convidadas pela Comissão Europeia a participar no Dia Europeu do Turismo, que se assinala na segunda feira, 26 de janeiro, em Bruxelas. A rede integra um conjunto restrito de projetos europeus selecionados para as Side Exhibitions do evento, espaços de elevada visibilidade dedicados à apresentação de boas práticas e iniciativas de referência no setor.
A presença das Aldeias Históricas de Portugal neste encontro, que reúne decisores políticos, representantes das instituições europeias e protagonistas do turismo, pretende dar destaque ao trabalho desenvolvido na promoção de um modelo de desenvolvimento turístico sustentável, integrado e centrado nos territórios e nas comunidades. As Side Exhibitions decorrem no Charlemagne Building, em Bruxelas.
Entre os temas que a rede pretende evidenciar estão a sustentabilidade e o reequilíbrio territorial e sazonal, a mobilidade sustentável e a regeneração territorial, através de produtos turísticos ligados à cultura, ao património, à natureza e aos produtos locais. No domínio da conectividade e descarbonização, é sublinhado o trabalho em percursos pedestres e cicláveis, incluindo a rota GR22 Aldeias Históricas, que liga as 12 aldeias portuguesas e foi alargada a território espanhol, totalizando 878 quilómetros.
A participação é também apresentada como reconhecimento de um percurso consolidado, reforçado por distinções internacionais atribuídas pela Organização Mundial do Turismo a Castelo Rodrigo, Castelo Novo e Sortelha, distinguidas como Best Tourism Villages.
A rede Aldeias Históricas de Portugal integra Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha a Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.
