Sertã analisa reposição elétrica com Secretário de Estado da Energia e E-REDES

A Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã realizou uma reunião extraordinária com Jean Barroca, Secretário de Estado Adjunto e da Energia, e Hália Oliveira, da Administração da E-REDES, para fazer o ponto de situação da reposição da rede elétrica no concelho, afetada pela tempestade Kristin.

O Secretário de Estado descreveu o evento como “completamente excecional, tanto a nível nacional como europeu” e explicou a complexidade da reposição elétrica, comparando-a a “eletrificar novamente todo um sistema elétrico e fazê-lo em dias e não em meses”. Segundo Barroca, a utilização de geradores tem sido uma medida de emergência, não uma reparação definitiva.

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, sublinhou a magnitude dos danos e a dispersão das povoações, frisando que, “a este ritmo, as coisas vão demorar muito tempo até se estabelecerem.” O autarca garantiu disponibilidade para alocar mais geradores, com a condição de colaboração da E-REDES para a sua ligação.

Hália Oliveira afirmou que a prioridade é a reposição da média tensão, prevista para estar concluída até 14 de fevereiro, e que a reposição da baixa tensão será um trabalho mais delicado, sem previsão de conclusão.

Presidentes de Junta de Freguesia presentes na reunião destacaram que a falta de eletricidade continua a ser o problema mais grave, enquanto outras situações urgentes têm sido tratadas com prioridade. Estiveram ainda presentes Pedro Nunes, Comandante Sub-Regional da Beira Baixa da ANEPC, Cristina Nunes, Vereadora da Proteção Civil, os comandantes dos Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim e Sertã, GNR e outras entidades locais.

0