O Comando Territorial de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana realizou 746 patrulhas no âmbito da atividade operacional mais recente. Na fiscalização rodoviária foram fiscalizados 2.095 condutores e controlados 1.530 veículos, com 291 autos de contraordenação levantados. No mesmo período foram registados 31 acidentes de viação e efetuadas 15 detenções.
Em Castelo Branco, e na sequência de uma denúncia por furto de um telemóvel num estabelecimento de restauração e bebidas, o Núcleo de Investigação Criminal constituiu arguido um homem de 26 anos, no dia 9 de fevereiro. As diligências permitiram identificar e localizar o suspeito e, no decorrer da ação, foi apreendido um telemóvel e um cartão multibanco. Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Castelo Branco, numa operação com reforço do Posto Territorial de Vila Velha de Ródão e apoio da PSP de Castelo Branco.
Ainda no dia 9 de fevereiro, o SEPNA do Destacamento Territorial de Castelo Branco resgatou uma cegonha branca no concelho de Castelo Branco, após alerta de um popular. O animal encontrava-se ferido e debilitado, incapaz de voar, tendo sido recolhido e transportado para o Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens em Castelo Branco, onde ficará em monitorização e recuperação até poder ser devolvido ao habitat natural.
A GNR deixou também um alerta à população para as festividades de Carnaval, sublinhando que as chamadas bombas de Carnaval são artigos de pirotecnia e não brinquedos, exigindo cumprimento rigoroso de regras de segurança. A Guarda recomenda a verificação da marcação CE, do prazo de validade e da idade mínima indicada, a leitura integral das instruções e o respeito pelas distâncias de segurança e locais autorizados, lembrando que a venda ou disponibilização destes artigos a menores é proibida, variando a idade consoante a categoria do produto.