Os Bombeiros Voluntários do Fundão (BVF) celebram este fim de semana o seu 97.º aniversário com um evento especial que incluirá a apresentação do projeto de arquitetura do futuro quartel. Esta apresentação será um dos momentos mais marcantes da festa de aniversário da corporação.
O projeto do novo quartel, a ser construído na Quinta do Caranguejo, junto à variante ao Fundão, tem um custo estimado de três milhões de euros. Parte deste investimento deverá ser financiada pelo programa “Portugal 2030”, através da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, conforme informou Carlos Jerónimo, presidente da direção dos BVF.
Para ajudar a financiar a parte do custo que cabe à corporação, serão vendidos nove lotes urbanos no terreno onde o quartel será construído. Este terreno, adquirido especificamente para este projeto, permitirá a construção de aproximadamente 260 apartamentos, de acordo com o novo Plano Diretor Municipal (PDM) do Fundão, que prevê a edificação de prédios de sete pisos naquela área. Carlos Jerónimo adiantou ainda que estão em negociações para ceder quatro desses nove lotes ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para a construção de habitação a renda acessível destinada à classe média.
O projeto do novo quartel está a ser desenvolvido pela “Plataforma Arquitectura” e a maquete será apresentada aos associados no domingo, durante a festa de aniversário da corporação.
Além da apresentação do novo quartel, as comemorações deste ano incluirão a distinção de duas pessoas pelos serviços prestados aos bombeiros, reconhecendo assim a dedicação e o esforço em prol da corporação e da comunidade.
Esta iniciativa reforça o compromisso dos BVF em melhorar as suas infraestruturas e em continuar a servir a população do Fundão com ainda mais eficiência e qualidade.