A aldeia histórica de Monsanto, em Idanha-a-Nova, prepara-se para receber a sexta edição dos Encontros Med, um evento dedicado à celebração do património musical de raiz mediterrânica e medieval, que decorrerá entre os dias 8 e 10 de novembro. O evento, que atrai artistas da Bacia do Mediterrâneo, oferece um programa diversificado com apresentações públicas, oficinas, conversas e palestras, que visam honrar e preservar a riqueza cultural destas tradições musicais.
Um dos destaques do encontro será o minicurso de adufe, um instrumento de percussão tradicional de Portugal, e seus equivalentes mediterrâneos, conhecidos como “framedrums.” Este curso, que inclui aulas práticas, palestras e atuações públicas, será conduzido por formadores de renome: Amélia Fonseca, coordenadora das Adufeiras de Monsanto, apresentará o cancioneiro local; Rui Silva, investigador, abordará as técnicas modernas e tradicionais do adufe; e o músico Zohar Fresco, com “Ritmos do Médio Oriente,” trará uma perspetiva do Mediterrâneo.
Além do curso, o programa inclui cânticos religiosos e uma palestra sobre o papel da música medieval no espiritualismo e na cultura mediterrânica. Durante esta sessão, será lançado o primeiro CD do Ensembleo, intitulado Dized, ai, trobadores: cortês e o divino nas cantigas de Santa Maria, uma obra que mergulha nas cantigas medievais com enfoque no universo místico.
Os Encontros Med integram o projeto Idanha-a-1000, coordenado pela Filarmónica Idanhense e com coorganização da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Com apoio da Direção Geral das Artes, da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, e do Turismo de Portugal, esta edição do evento promete conectar o passado e o presente através da música, ao explorar o ponto de contato entre a música antiga europeia e as tradições musicais do Mediterrâneo.
Entre os eventos principais, destaca-se o concerto gratuito Rotas de peregrinação: uma viagem a Roma, Montserrat e Compostela, marcado para dia 9 de novembro, às 21h00, na Igreja Matriz de Monsanto.