O Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube celebra o seu 18º aniversário com concertos comemorativos, distribuídos por dois dias (16 e 24 de novembro) e irá trazer ao concelho da Sertã cinco grupos corais como convidados.
O primeiro concerto comemorativo acontece a 16 de novembro, onde a Igreja Matriz da Sertã recebe, pelas 15h30, o concerto “Os Quatro Cantos”. Neste concerto, para além da presença do Grupo Coral do Sertanense, atuam quatro grupos corais convidados: Grupo Coral Brigantino (Bragança), Coro da Sociedade Recreativa da Amareleja, Grupo Coral de Portimão e o Orfeão Limiano, de Ponte de Lima. A iniciativa permitirá assim, reunir no centro do país grupos corais dos quatro cantos de Portugal, de norte a sul, do litoral ao alentejo.
Já no dia 24 de novembro, a celebração de aniversário acontece em Cernache do Bonjardim, com um concerto na Igreja Matriz às 17 horas. Ali, o Grupo Coral do Sertanense receberá como convidado o grupo Canto & Encanto de Canas de Senhorim. Refira-se que o Grupo Coral do Sertanense foi também convidado por este grupo no âmbito da comemoração do seu 22º aniversário, realizado no passado dia 20 de abril, em Canas de Senhorim.
Os concertos comemorativos contam com o apoio do Município da Sertã, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Paróquia da Sertã e Paróquia de Cernache do Bonjardim.
Nos últimos 18 anos, o Grupo Coral tem crescido em elementos e qualidade, tendo-se demarcado como um importante representante da cultura sertaginense. O grupo cultural amador a quatro vozes, conta em 2024 com cerca de 30 coralistas, integrando elementos nacionais e estrangeiros. Um dos seus grandes objetivos é contribuir para a promoção da música através da sua fruição e da sua prática regular, fomentando assim o desenvolvimento pessoal e social.
Ao longo destes 18 anos, e sempre sob a orientação artística do Maestro Paulo Reis, o Grupo Coral do Sertanense Futebol Clube conta com um vasto número de atuações, em Portugal e no estrangeiro, tendo já participado em diversas iniciativas de caráter cultural e social. Em 2009 e 2011 participaram no projeto “Ein Licht Für Afrika”, entre 2011 e 2013 foram o representante português no Projeto Europeu TESST (“Traditional European Songs Singing Together”) e entre 2019 e 2022 representaram Portugal no Projeto ICC (“Inclusive Community Choirs”), uma parceria estratégica para educação de adultos no âmbito do Programa Erasmus+.