Reflexão estratégica decorre a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, com foco na sustentabilidade regional
O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, recebe na próxima quarta-feira, 5 de junho, a Sessão Prospetiva das Beiras e Serra da Estrela, iniciativa promovida pela Plataforma ODSlocal, com o apoio da Fundação “la Caixa” e a colaboração da Câmara Municipal de Seia, CIMRBSE – Comunidade Intermunicipal da Região das Beiras e Serra da Estrela, e ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.
A sessão decorre no Dia Mundial do Ambiente, com o objetivo de promover um debate alargado sobre os caminhos para um futuro sustentável na região, reunindo representantes municipais, especialistas, académicos e agentes da sociedade civil.
A abertura da sessão será presidida por Luciano Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Seia, e por Luís Tadeu, Presidente da CIMRBSE. João Ferrão, Coordenador da Plataforma ODSlocal e membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), apresentará a metodologia das Sessões Prospetivas.
Destaques da Sessão:
Painel I – Diagnóstico e dinâmicas regionais
- Luísa Schmidt, investigadora do ICS-ULisboa, abordará os indicadores de sustentabilidade e desafios territoriais da região.
Painel II – Caminhos para o Futuro (moderado por Luísa Schmidt)
- João Leitão (UBI/APDR)
- Anabela Freitas (Turismo Centro)
- Amélia Augusto (UBI)
- Luís Matias (Plano de Revitalização do Pinhal Interior)
- Flávio Massano (Geopark Estrela / Parque Natural da Serra da Estrela)
Fórum de Discussão
Durante a tarde, decorrem mesas de reflexão temáticas dedicadas aos pilares da sustentabilidade: ambiente, economia, energia, coesão social e governação.
O encerramento estará a cargo de João Ferrão e Luísa Schmidt, numa síntese dos principais contributos e ideias para a ação futura.
Uma iniciativa pelo futuro sustentável do território
A Sessão Prospetiva insere-se num ciclo nacional de encontros regionais dinamizados pela Plataforma ODSlocal, com o intuito de mobilizar os territórios portugueses para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas.
“Este é um momento-chave para refletirmos, de forma participada, sobre os nossos desafios enquanto território do interior e prepararmos um caminho mais sustentável, justo e coeso para todos”, sublinha Luciano Ribeiro, presidente da autarquia de Seia.