Dois novos cadeirões, especialmente desenhados para o efeito, foram doados pela Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, com o apoio da Nivea, para promover o contacto pele a pele entre pais e recém-nascidos internados.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira viu a sua unidade de Neonatologia ser reforçada com dois novos cadeirões “Sensicare”, um equipamento essencial para a prática segura e confortável do “Método Canguru”. Esta técnica consiste no contacto pele a pele prolongado entre os pais e os seus bebés prematuros ou doentes, que se encontram internados em incubadoras.
A doação foi realizada no âmbito do projeto de âmbito nacional “Kangaroo Care by XXS”, uma iniciativa promovida pela XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro. O projeto conta com o apoio da Nivea Beiersdorf, como parte da sua política de responsabilidade social, e detém a chancela científica de entidades de renome como a Sociedade Portuguesa de Neonatologia, a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Pediatria (APEPEN) e o São João NIDCAP Training Center Portugal.
O principal objetivo é fortalecer os cuidados centrados no bebé e na sua família, facilitando as condições para que o contacto pele a pele, reconhecido pelos seus inúmeros benefícios para o desenvolvimento neurológico e para o fortalecimento do vínculo afetivo, possa ser praticado de forma contínua e cómoda. Os novos cadeirões permitem que os pais permaneçam junto às incubadoras por longos períodos com a postura correta e em conforto.
A administração da ULSCBEIRA expressou o seu agradecimento à Associação XXS e à Nivea Beiersdorf, considerando o gesto um “contributo essencial para a humanização dos cuidados neonatais e para a promoção do bem-estar dos nossos bebés e das suas famílias”.
Foto – ULS Cova da Beira