A Câmara Municipal da Covilhã ativou, esta sexta-feira, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência do incêndio que, durante a manhã, alastrou do concelho de Arganil para a zona de Sobral de São Miguel e São Jorge da Beira.
A decisão foi tomada às 11h30 pelo presidente da autarquia e responsável máximo da Proteção Civil no concelho, Vítor Pereira, após reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil em formato reduzido.
Às 16h00, o fogo lavrava numa extensão da serra entre as duas freguesias. Como medida preventiva, foi criada uma zona de concentração e apoio à população na Escola Básica de Aldeia de São Francisco de Assis.
O município garantiu que todos os meios disponíveis já estão no terreno para apoiar as operações e assegurar o apoio logístico necessário.
A autarquia deixou ainda recomendações à população, apelando para que se mantenha atenta às indicações das autoridades, contacte o 112 em caso de emergência, evite atividades de risco junto a zonas florestais, não estacione nas vias de acesso dos meios de socorro, evite deslocações para áreas afetadas e comunique à GNR qualquer situação suspeita que possa originar incêndios.
Vítor Pereira agradeceu, em nome do executivo municipal, “o esforço, dedicação e trabalho” de todos os operacionais, sublinhando que “a colaboração de todos é essencial para garantir a segurança das pessoas e dos seus bens”.