Incêndio que deflagrou em Seia avança com intensidade na Covilhã e obriga a alerta máximo em várias freguesias

Uma frente do incêndio que teve início em Alvoco da Serra, no concelho de Seia, entrou durante a manhã desta quinta-feira no concelho da Covilhã e progride com intensidade, obrigando as autoridades a emitir um alerta de precaução para as populações de Unhais da Serra, Cortes do Meio, Cortes de Baixo e Bouça.

De acordo com a mais recente atualização das autoridades, às 17:30, a progressão das chamas levou ao corte do caminho que liga Unhais da Serra às Penhas da Saúde como medida de segurança. As autoridades no terreno reiteram o apelo às populações das zonas afetadas para que se mantenham em local seguro, adotem comportamentos de autoproteção e sigam escrupulosamente as indicações dadas no local.

Simultaneamente, a frente de fogo que lavra na zona de Dominguizo, Vales do Rio, Peso e Tortosendo registou diversas reativações ao longo do dia. As equipas de combate no terreno têm conseguido controlar estas reativações, não havendo, até às 17:15, registo de populações em risco iminente nesta frente.

Face à gravidade e à vasta extensão do incêndio, as autoridades reforçam o pedido para que se evitem deslocações desnecessárias, de modo a não interferir com as operações de socorro e a reduzir os riscos associados à exposição ao fumo intenso que se faz sentir na região.

A Câmara Municipal da Covilhã expressou publicamente o seu agradecimento a todos os operacionais e civis que têm contribuído de forma incansável para combater as chamas e prestar auxílio às equipas no terreno.

0