Na sequência das notícias sobre o falecimento de um bebé no Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, o Município veio a público esclarecer a sua posição e as diligências efetuadas. Num comunicado oficial, a autarquia informa que solicitou informações formais à Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, entidade que tutela a unidade de saúde, para que “todos os factos sejam apurados com a devida transparência”.
A autarquia assegura ainda que tem prestado um acompanhamento de proximidade à família enlutada. Este apoio está a ser coordenado pelo CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e pelos serviços de Ação Social e Saúde do município, em articulação com as demais entidades competentes.
No comunicado, o Município de Idanha-a-Nova apela ao “respeito pelo luto da família” neste momento de profunda dor, pedindo também confiança no inquérito que já foi aberto pela ULS de Castelo Branco, o qual permitirá esclarecer as circunstâncias da trágica ocorrência.
A nota termina com uma expressão de “sentidas condolências e toda a solidariedade” à mãe, família e amigos da criança.
Pode ler-se na nota emitida
“𝗡𝗼𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗘𝘀𝗰𝗹𝗮𝗿𝗲𝗰𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗜𝗱𝗮𝗻𝗵𝗮-𝗮-𝗡𝗼𝘃𝗮
Face às recentes notícias sobre o falecimento de um bebé no Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, o Município solicitou informações formais à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, entidade responsável pela prestação de cuidados, para que todos os factos sejam apurados com a devida transparência.
O Município tem estado ao lado da família, através do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes e dos serviços de Ação Social e Saúde, assegurando todo o apoio possível em articulação com as entidades competentes.
Neste momento de dor profunda, apelamos ao respeito pelo luto da família e à confiança no inquérito já aberto pela ULS de Castelo Branco, que permitirá esclarecer as circunstâncias deste trágico acontecimento.
À mãe, à família e aos amigos, o Município de Idanha-a-Nova expressa as mais sentidas condolências e toda a solidariedade.”