Fundão Inaugura Amanhã a Primeira Quinta Ciência Viva do País

Alcongosta, no concelho do Fundão, prepara-se para inaugurar esta terça-feira, 23 de setembro, a “Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias”, o primeiro espaço de umha rede inovadora que une a produção agrícola à divulgação científica. O projeto nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal do Fundão, a Ciência Viva e o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior.

Este novo centro, totalmente dedicado à cereja do Fundão, pretende destacar o valor e as múltiplas potencialidades do fruto que é um emblema da região. Entre as atrações, os visitantes poderão encontrar uma surpreendente onda pendular com 16 pêndulos em forma de cerejas gigantes, que explicam princípios da Física, bem como talhões robotizados que demonstram a aplicação da agricultura de precisão, mostrando que a tecnologia e o campo podem e devem andar de mãos dadas.

O dia de abertura, que decorrerá entre as 10h30 e as 20h30, contará com um vasto programa. A manhã será marcada pela apresentação oficial do projeto e pela assinatura do contrato de parceria, com intervenções do Presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, da Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, e de José Carlos Gonçalves, do Centro de Biotecnologia.

Ao longo da tarde, os visitantes terão a oportunidade de participar em múltiplas atividades, desde oficinas sobre pigmentos naturais e jogos sobre as cerejas, até à degustação de gelados “com ciência”, leituras de poesia e a apresentação de projetos de investigação disruptivos focados na cereja. O dia terminará com um momento de convívio ao final da tarde, a “Cherryset party”.

A iniciativa, que visa também reforçar o interesse dos jovens pelas áreas da agronomia, reafirmando a agricultura como uma profissão de futuro, contará ainda com a presença de João Manuel Nabeiro, presidente do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, parceiro do projeto.

0