Serviço de Medicina Reprodutiva da Cova da Beira comemora 15 anos com mais de 220 nascimentos

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira (ULSCBEIRA) assinala este sábado, 9 de novembro, o seu 15º aniversário. Desde a inauguração em 2010, a unidade, que é uma referência nacional, já permitiu o nascimento de mais de 220 bebés através de tratamentos de Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Este serviço é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal, entre Trás-os-Montes e o Algarve, com capacidade para oferecer uma resposta completa em todas as valências da PMA.

António Hélio Oliani, diretor do serviço desde a fundação, considera o balanço “claramente positivo”, sublinhando o longo percurso que transformou a unidade num “centro de referência nacional e um polo formativo de excelência”. O diretor deixou ainda uma mensagem às famílias para que “nunca desistam do sonho”.

Com uma equipa multidisciplinar e o apoio dos serviços de Urologia e Anestesia, a unidade realiza cerca de 3.000 atos clínicos por ano, num total de aproximadamente 40.000 procedimentos nos últimos 15 anos. As técnicas disponibilizadas incluem Fertilização in Vitro (FIV), Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) e Inseminação Intrauterina (IIU).

O serviço, que também se dedica à formação e investigação científica, atende casais de todo o país e residentes estrangeiros com número de utente do SNS. A ULSCBEIRA destaca que os tempos de resposta da unidade estão “muito abaixo da média nacional”, garantindo um acesso célere e equitativo aos cuidados de saúde reprodutiva.

Foto – ULS Cova da Beira

0