As Operações Integradas de Gestão de Paisagem (OIGP) da Serra da Gardunha foram aprovadas no dia 29 de novembro, em conferência procedimental realizada no Fundão. Este projeto representa um marco significativo para a revitalização ambiental, económica e social do território, com um investimento inicial previsto de 4.669.258,60€, complementado por um apoio anual máximo de 613.336,65€ durante 20 anos, totalizando um montante superior a 12 milhões de euros.
Áreas e Objetivos do Projeto
Sob a responsabilidade da entidade gestora Gardunha 21, a intervenção abrange uma área total de 4503 hectares e deverá ser concluída em dois anos, conforme estipulado no prazo de execução e financiamento global. O projeto, financiado por fundos comunitários e nacionais, incluindo o Fundo Ambiental, pretende:
- Criar uma paisagem mais resiliente ao fogo;
- Melhorar os serviços de ecossistemas;
- Promover a revitalização económica e social do território;
- Adaptar o território às alterações climáticas.
Entidades Envolvidas
A conferência procedimental foi presidida pela Direção-Geral do Território (DGT) e contou com a presença de várias entidades:
- Câmara Municipal do Fundão
- ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
- CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
- APA – Agência Portuguesa do Ambiente
- DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
- DRAP – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro
- AGIF – Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais
- ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil
- Fundo Ambiental
Declaração do Vereador Pedro Neto
Para Pedro Neto, Vereador da Câmara Municipal do Fundão, “esta aprovação é o culminar de um processo que teve início há sensivelmente dois anos e que configura uma resposta inovadora, estruturada e ambientalmente sustentável, com capacidade de implementar uma paisagem mais resiliente ao fogo, que melhora os serviços de ecossistemas e promove a revitalização destes territórios, com expressão ao nível da economia local e social e a adaptação às alterações climáticas”.
Com esta aprovação, a Serra da Gardunha dá um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e adaptado aos desafios globais e locais.
Foto: Município do Fundão
Revisão – Beatriz Tavares