No âmbito do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) está a organizar, no próximo dia 27 de outubro, uma caminhada em Castelo Novo, promovida pela Unidade de AVC da Unidade Local de Saúde da Cova da Beira. O evento insere-se numa iniciativa nacional que pretende sensibilizar a população para a prevenção do AVC, a principal causa de mortalidade em Portugal.
Com o mote “Pare o AVC, junte-se a nós”, a caminhada tem como objetivo incentivar a prática de exercício físico e aumentar a consciencialização sobre os sinais de alerta, fatores de risco e medidas preventivas associadas ao AVC. A iniciativa é gratuita, mas requer inscrição prévia, que deverá ser feita até 23 de outubro através do e-mail: eventos@chcbeira.min-saude.pt.
O percurso, com 2,7 km de extensão e nível de dificuldade fácil, terá início e fim no Largo da Igreja em Castelo Novo, com uma duração aproximada de 2 horas. Os organizadores pedem aos participantes que usem roupa confortável e vistam uma peça de cor vermelha ou branca, para maximizar a visibilidade da mensagem de prevenção.
Este evento, dinamizado em parceria com instituições de saúde e municípios, faz parte de uma série de caminhadas que decorrem por todo o país, incluindo as regiões autónomas, sublinhando a importância de hábitos de vida saudáveis na redução do risco de AVC.