O município de Manteigas prepara-se para receber a segunda edição do Lãnd Design Award, um concurso que visa premiar projetos de design inovadores que utilizem a lã como matéria-prima e que promovam a sustentabilidade e a economia circular. Esta iniciativa, inserida no evento Lãnd – Wool Innovation Week, conta com o apoio da Caixa Agrícola, que disponibilizará um total de 6.500 euros em prémios distribuídos por duas categorias: “Estudante de Design” e “Sustentabilidade”.
Aberto a estudantes e profissionais de design e outras áreas criativas, o Lãnd Design Award pretende destacar projetos que apostem na sustentabilidade, valorizando abordagens ambiental, social, económica e culturalmente responsáveis. O Prémio Crédito Agrícola Estudante terá um valor de 1.500 euros, enquanto o Prémio Crédito Agrícola Sustentabilidade, destinado a profissionais, ascenderá aos 5.000 euros.
A cerimónia de lançamento oficial do concurso está agendada para o dia 6 de novembro, às 11h30, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. As candidaturas vencedoras serão conhecidas durante a edição de 2025 do Lãnd – Wool Innovation Week, um evento anual dedicado à inovação e à valorização da lã, que celebra a ligação histórica da serra da Estrela a este material.
Com início em 2023, o Lãnd – Wool Innovation Week é promovido pela Câmara de Manteigas em parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha. O evento tem como missão promover a identidade da serra da Estrela e o seu património natural, especialmente a lã, enquanto recurso endógeno. O Lãnd destaca-se, assim, como uma plataforma que não só incentiva a inovação no design e a economia local, mas também fortalece a conexão entre os territórios de montanha e as áreas urbanas, contribuindo para a capacitação da comunidade e para a valorização das paisagens do Parque Natural da Serra da Estrela.