O Comando Distrital da PSP da Guarda registou um aumento de 80% na criminalidade violenta e grave em 2023, em comparação com o mesmo período homólogo de 2022. Por outro lado, a criminalidade geral registou um aumento de apenas 1%, enquanto as detenções subiram 26%. Os números foram avançados pelo Comandante Distrital, Superintendente Gomes Belo, que atribuiu o aumento da criminalidade violenta à repetição de uma tipologia criminal específica num período concentrado.
Apesar destes números, o Superintendente Gomes Belo relembra que o distrito da Guarda continua a figurar entre os três distritos com menor índice de criminalidade em todo o país, evidenciando a segurança da região. Na área de criminologia, observou-se uma diminuição do número de inquéritos, mas em matéria de armas e explosivos houve um aumento nas ações de fiscalização pela PSP.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, o relatório de 2023 aponta para uma diminuição de 72% em comparação com o ano anterior, refletindo as medidas implementadas para melhorar a segurança nas estradas do distrito. O Comandante Distrital adiantou ainda que os dados preliminares para 2024 sugerem uma tendência de descida generalizada nos índices de criminalidade, apontando para uma estabilização positiva.