O evento contou com a presença de figuras de destaque como a deputada na Assembleia da República, Dulcineia Catarina Moura, a Diretora Artística do Festival Wool, Lara Seixo Rodrigues, e a jornalista da SIC, Patrícia Figueiredo. A moderação ficou a cargo da Dra. Graça Rojão, da Coolabora. Devido a compromissos desportivos, Adriana Mendes, jogadora do SL Benfica e recentemente coroada Campeã Nacional de Futsal, não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem de apoio que foi calorosamente recebida e aplaudida pelo público, dando o tom para a inspiradora discussão que se seguiu.
A plateia, composta por jovens e adultos, demonstrou grande entusiasmo e interesse, participando ativamente com perguntas e comentários. As intervenções das oradoras foram extremamente enriquecedoras, abordando temas como a desigualdade de tratamento no mercado de trabalho, discriminação em diversas atividades, assédio, desrespeito diário, preconceitos familiares e a sub-representação das mulheres em cargos de decisão. Apesar de reconhecidos os progressos feitos, foi sublinhado que, em pleno 2024, ainda persistem situações de discriminação baseadas no género.
Uma das oradoras salientou: “Estamos em 2024 e ainda existem situações de discriminação, somente por se ser mulher! Resta continuar a trabalhar, todos juntos, em especial na educação (na escola, mas principalmente em casa), para que as mulheres e os homens de amanhã tenham uma visão diferente e se comportem todos como seres humanos iguais, destacando-se pelo comportamento, conhecimentos, ações, etc., e não pelo género!”
Ao longo de duas horas, o debate envolveu testemunhos emocionantes e a participação vibrante da audiência, fazendo o tempo passar rapidamente. A moderadora, Dra. Graça Rojão, teve o desafio de sintetizar as ideias e encerrar a sessão, que deixou um forte impacto nos presentes.
Este evento, parte de um projeto bi-anual, motivou muitos participantes a solicitar a organização de novos debates, reafirmando a importância de continuar a discutir e promover a igualdade de género. As alunas organizadoras aceitaram o desafio, comprometendo-se a realizar futuras edições, seja neste formato ou noutros, com o objetivo de envolver a comunidade escolar e a sociedade civil.
O evento concluiu com a entrega de lembranças às oradoras e um agradecimento especial a todas as entidades que possibilitaram a realização do debate, nomeadamente a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Coolabora, Biblioteca Municipal da Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã, Freguesia de Tortosendo, União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, Dlabel, Pérola Doce e WD RETAIL.